terça-feira, 23 de março de 2010

Chegou a primavera numa visão NILO...

Depois da meditação matinal, escolhi ter uma manhã especial de final de Inverno ou princípio de primavera. Que dia maravilhoso me espera… vale a pena observar e estar atento! Ao sair de casa, ainda de noite, a caminho da paragem do autocarro delicio-me com o início da aurora deste dia promissor! Ver o nascer do Sol, vermelho alaranjado, com rasgos no céu violetas e cinzas, num equilíbrio paradoxal que misturam a despedida do Inverno nas cores cinzas e frias com a chegada da primavera nos tons mais claros e quentes!

Sentir o aroma da manhã ao inspirar profundamente, o fresco que desliza na face e serpenteia por entre os dedos ainda quentes, activam os meus sentidos e sensações. Ao mesmo tempo, do outro lado do nascer do sol, mais para poente onde a noite aguarda sabiamente o momento invisível para se dissipar silenciosa e imperceptivelmente na linha do horizonte, a bruma ao longe no mar calmo, liso, como se escondesse uma passagem secreta para o mais além, estimula o infinito da imaginação, dando liberdade e inspiração ao pensamento, intuição e criatividade. Entre estes dois poderosos cenários matinais, no meio de alguns prédios na zona onde habito, Lavra, dos campos característicos fazem-se ouvir as melodias dos melros e pardais, escondidos por entre a vegetação, também anunciam os primeiros sinais de primavera com a sua alegria. Enquanto aguardo a chegada do autocarro, decido continuar a nutrir os meus sentidos com uma laranja, de forma calma, pausada e com tempo para meditar sobre o seu sabor e distinções!

Que experiência deliciosa! Despertar apreciando os diferentes sentidos (visuais, auditivos, cinestésicos, olfactivos e gustatórios) na natureza que nos rodeia! Nós seres humanos somos o somatório das nossas experiências. Estas experiências são vividas pelas acções que fazemos escolhidas nos nossos pensamentos. Segundo a PNL (Programação Neuro Linguística), os nossos pensamentos são feitos por aquilo que absorvemos dos nossos sentidos. Logo se activarmos os nossos sentidos mais regularmente e de forma natural, enriquecemos os nossos pensamentos, estes as nossas acções e por fim as experiências ou seja a nossa VIDA! A qualidade da nossa vida poderá ser melhorada com a utilização dos nossos sentidos e sua ligação ao natural!

Agora dentro do autocarro, no meio das curvas e obstáculos da estrada, continuei a observar, vendo as primeiras flores amarelas a colorir o verde da relva, as primeiras folhas a querem brotar, mostrando o mais perfeito verde claro, nas árvores ainda algo queimadas e secas do Inverno rigoroso, como se de novo sinalizassem o contraste da passagem do Inverno para a primavera. As primeiras flores rosas mostram a sua energia e graciosidade nas árvores, quão encanto natural! De repente, vejo-me no meio da cidade, no meio do cimento e limitações “modernas”, num contraste que escolho aceitar e transformar em algo positivo, valorizando o momento, o aqui e agora.

Ao estar atento e absorver tantas “gotas/sinais” de informação e experiências enriquecedoras, o fluir das ideias levou-me ao N.I.L.O. Famílias Felizes

Como conseguir que estas “gotas/sinais” possam alimentar o “rio” N.I.L.O. e todos os que desejam um mundo melhor?

Quais as perguntas e soluções a que poderei chegar para conquistar um mundo com Famílias mais Felizes? O que perguntar aos outros pais? Quem poderia ajudar? Como os motivar e influenciar pelo melhor? O que fiz de diferente que possa partilhar com os outros?

Estas foram algumas das perguntas que sabiamente foram semeadas no universo de possibilidades infinitas da minha mente.

O poder de nos aproximarmos à mãe natureza e colocarmos a intenção de estarmos mais livres e atentos só depende de nós! Depois de semeadas, a intenção e atenção, facilmente as gotas do “Rio” que estamos a criar irão deslizar no sentido da felicidade. Hoje sinto-me feliz por aceitar estes sinais e escrever este texto para editar e assim partilhar uma mensagem a todos os corajosos que escolhem semear intenções positivas que iluminem o Rio da felicidade Humana.

No meio das corridas do dia a dia, da falta de tempo das pessoas e da alta velocidade de informação que nos consome, podemos colocar perguntas poderosas sobre o nosso SsEeR agora!

Quando foi a ultima vez que eu e os meus 3 mosqueteiros (Tita, Biju e Santi) jogamos o jogo dos sentidos? Como estimular os 5 sentidos que podem alimentar as experiências e enriquecer as suas vidas? Quais as perguntas que podemos fazer para que os pensamentos sejam mais positivos e impulsionadores?

O que faço eu para nos aproximar e ligar à natureza? Quando foi a ultima vez que fomos a pé para a escola? Ou demos um passeio na areia da praia? Ou molhar dos pés na água do mar? Ou aquela corrida à chuva que os nossos filhos tanto adoram? Ou ouvir e descobrir os pássaros no início manhã pelas árvores do nosso trajecto? E acampar, subir uma montanha, andar descalço na relva, deitar no chão a ver o céu estrelado? Muitos de nós nem se apercebem da escolha de já nem sequer brincar connosco ou com os nossos filhos! Na rotina limitadora de volta a casa, somos assombrados pelo trânsito, no meio do stress e da poluição, muitos de nós escolhe nem sequer ter tempo para perguntar o que posso aprender com isto? Como pode isto ser bom para mim?
Ao chegar a casa, no meio dos deveres e tarefas domésticas, financeiras ou extra profissionais, o “melhor” será ligar a TV e deixar que ela eduque os nossos filhos enquanto termino o jantar ou faço as demais tarefas. Alterando inconscientemente os hábitos que ainda nos ligavam, como sentar à mesa, confeccionar comida fresca e nutritiva, conversar e sorrir em família, passamos para uma refeição apressada sem as regalias da gratidão e sabor das refeições. O momento de repousar e cuidar de nós, dia após dia mais cansados e longe da felicidade, o grande desafio passa a ser desconectar com as acumulações do dia e descansar de verdade, alguns ainda conseguem! O que posso fazer para ter mais saúde e energia?

O poder das escolhas e das perguntas no caminho do despertar dos nossos sentidos, assim que germinadas podem ser as flores que mais enriquecem o jardim da nossa vida. Quais as escolhas que vais fazer AGORA? E quais as perguntas poderosas que te vais colocar para SsEeR cada vez mais feliz? Quando decides aproximar-te da natureza através dos teus sentidos?

SsEeR verdadeiramente EU, livre, genuíno e feliz, ESCOLHO transformar as minhas experiências e daqueles que assim o desejarem para melhor, com o despertar dos meus sentidos e germinar de perguntas poderosas, num mundo de crescente Consciência Global, em que todos possamos estar mais perto da Realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário