quarta-feira, 26 de outubro de 2011


Criatividade, persistência e magia das crianças.

"A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família." (Leon Tolstoi)

Durante as últimas semanas tinha vindo a ouvir a descrição de um sonho dos 3 “mestres” (crianças) cá de casa: “Pai,queremos um animal cá em casa…”

Sem sequer me aperceber do seu poder e ignorando o quanto importante era para os 3, dei uma resposta habitual à Pai, consciente do desafio e implicações que um animal trás. Resposta: “ Um animal agora? E como íamos fazer nas férias? Quem lhe daria de comer… blábláblá! Apesar de saber que um animal é importante para vocês e que traria muitos benefícios, agora não é a altura ideal para assumirmos essa responsabilidade, daqui por uns anos”; Tita: “Pai… tu disseste que quando queremos muito uma coisa conseguimos, eu quero muito um gatinho, anda lá…”

Através da criatividade e persistência para tornar os sonhos reais, superando as objecções, um dia trouxeram um gatinho cinzento, muito bonito contando-me a sua história de sobrevivência mágica, única e inspiradora, como se fosse um gato “Marlin”. Resistente e sem me deixar influenciar, ordenei a devolução do mesmo no dia seguinte, apesar de todos os exemplos dados por eles.“Pai, podias contar a sua história nos teus seminários e mostrar como é divertido às pessoas brincar com os animais…”

O que faria o comum dos adultos perante esta ordem de devolução? Desistir? Queixar-se? Arranjar desculpas? Apesar de devolverem o gato, os 3 “mestres” deram o exemplo e continuaram a tornar o seu desejo fisicamente mais real. Persistentes e das formas mais criativas qe possam imaginar, falaram, repetiram, imaginaram… com todos os amigos, família e demais oportunidades de tornar o sonho mais real. Até que…, no aniversário da Eduarda adivinhem duas prendas diferentes que ela recebe? Uma rata “KIKI” e um peixe “PUPU”!!! Perante esta situação decidiram na minha ausência ficar com eles e mais, quem tem dois tem três e foram buscar o gato Marlim, para que cada um deles pudesse ter o seu animal. Chego de viagem e… no espaço de uma semana tenho 3 bichinhos em casa… Até hoje tem sido uma experiência divertida e grande lição de conquista. Qual foi a ultima vez que desejaste algo assim e se tornou real por muito que aqueles que mais te amam te crestassem o sonho?


(partilho a foto do dia em que cheguei e o “Sr” Marlim estava escondido no meio dos brinquedos deles, consegues descobrir?)

Perante tanta afecto e alegria quem conseguiria dizer não outra vez? Quando queremos mesmo algo muito, mesmo quando os seus sonhos são bloqueados, tal como nos mostram as crianças com a sua criatividade e persistência pelo que desejam, trazem a magia de tornar os sonhos reais e recordam-nos que dentro de nós vive o “tesouro”, quando acreditamos e realmente queremos. A “Responsabilidade”que lhes falei no primeiro não, foi percepcionado à letra como RESPONSE+HABILITY, logo deram a melhor resposta hábil ao seu desejo e por magia, aqui temos o Marlin, KikiPupu! A família está maior.

Tal como a Tita me ensinou e continua a reforçar, TODOS TEMOS UM TESOURO DENTRO DE NÓS… J e nesta situação tem sido mesmo divertido para todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário